domingo, 15 de maio de 2016

Partida Estrela-Triângulo

Partida Estrela-Triângulo

Partida Estrela-Triângulo

Esse tipo de partida necessita que o motor elétrico seja de 6 ou 12 pontas, e que a tensão menor ou tensão do seu circuito elétrico seja 220/380/440. A partida do motor elétrico é realizada de forma que o mesmo seja "enganado" ou seja, o motor é preparado para funcionar na tensão maior. ex. tensão de ligação do motor 380/660, a tensão maior é 660 e a menor é 380.

Desta forma o motor é preparado para funcionar em 660 volts, mas a tensão aplicada é 380 volts, essa manobra permite que a corrente de partida do motor seja reduzida em até 60%, após o motor ter partido utiliza-se um temporizador, que tem a função de contar o tempo de partida, aproximadamente 6 segundos, após esse tempo o motor é fechado em 380 pelo próprio circuito de comando e de força, e quando a tensão é aplicada o mesmo já está em movimento e com isso não acontece um alto pico de corrente de partida. Esse tipo de partida oferece seus benefícios e seus malefícios são eles:

- Benefícios

- Redução da corrente de partida em até 60%;
- Os componentes utilizados para executar o acionamento são de baixo custo;
- Facilidade na execução dos circuitos de acionamento;
- Possibilidade de acionar motores de alta potência sem dispositivos eletrônicos;

- Malefícios

- O motor deve ser partido em vazio ou seja sem carga;
- Baixo conjugado na ponta do eixo;
- Utiliza mais cabos vindos do motor que uma partida direta.

Exemplo de Partida Estrela-Triângulo Circuito de Força

- Funcionamento do circuito de força

Os fusíveis F1, F2 e F3 tem a função de proteger o circuito e a carga(motor) contra curto-circuitos, o contator K1 tem a função de realizar a alimentação elétrica das pontas 1, 2 e 3 do motor, o contator K2 tem a função de realizar o fechamento "estrela" ou seja fechar as pontas 4 , 5 e 6 de forma que o motar seja preparado para funcionar em 660vca, o contator K3 tem a função de realizar o fechamento "triângulo" ou seja fechar o motor para funcionar em 380vca, alimentando as pontas 4, 5 e 6.

Exemplo de Partida Estrela-Triângulo Circuito de Comando

Everson Gustavo



- Funcionamento do circuito de comando

O fusível F1 tem a função de proteger o circuito contra um possível curto-circuito, o contato (NF) de RT tem a função de desligar o circuito se a carga(motor) estiver com sobrecarga, a botoeira B0 tem a função de desligar o circuito quando necessário, a botoeira B1 tem a função de ligar o motor quando necessário, a bobina do contator K1 tem a função de acionar o contator na partida do motor, o contato (NA) de K1 tem a função de selar o contator quando a botoeira B1 é acionada, a bobina de RT- Relé Temporizador, quando energizada tem a função de acionar o tempo de comutação de seus contatos, a bobina de K2 quando acionada tem a função de acionar o contator no momento da partida do motor em "estrela", o contato (NF) de RT tem a função de desligar o contator K2 quando é concluida a contagem do tempo, o contato (NF) de K3 é utilizado como inter-travamento entre os contatores K2 e K3, o contato (NA) de RT tem a função de acionar o contator K3 após a contagem do tempo, o contato (NA) de K3 tem a função de selar o mesmo após o mesmo ser acionado, o contato (NF) de K2 tem a função de inter-travamento entre K3 e K2, e por fim a bobina do contator K3 tem a função de acionar o mesmo quando energizado no momento em que o motor funciona com o fechamento "triângulo".

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Simulador OCTAVE


Quem trabalha com matemática voltada a aplicações computacionais, certamente conhece o Matlab, um dos programas mais utilizados para se realizar inúmeros tipos de cálculos. Completo, robusto e poderoso, o único problema do Matlab é que ele é pago, ficando inacessível para muitos alunos, por exemplos.

Para que você, estudante ou professor interessando em realizar cálculos numéricos de álgebra, funções, polinômios entre outros, existe uma ferramenta gratuita e de código aberto que desempenha o mesmo papel, o Octave. Assim como o Matlab, o Octave conta com um intérprete para a sua própria linguagem, podendo se estender com outras funções — além de gerar gráficos compatíveis com o Matlab.

Por meio de linhas de comando, o usuário deve digitar seus códigos em uma tela semelhante ao Prompt de Comando do Windows. Para tornar esse processo de trabalho mais claro, ao instalar o programa você pode encontrar um guia de uso completo, com várias sintaxes e explicações de comandos corretos, para obter um resultado satisfatório em seus cálculos.

O Octave é poderoso e fornece suporte para todos os tipos de cálculos matemáticos, dentre como:

  • Álgebra Linear, com funções básicas e fatoração de matrizes;
  • Aritmética, incluindo trigonometria, funções especiais entre outros;
  • Criação, comparação, conversão e manipulação de strings;
  • Depuração;
  • Equação diferencial;
  • Equações não lineares;
  • Estatística;
  • Funções financeiras;
  • Integração numérica;
  • Manipulação e processamento de estruturas de dados;
  • Matrizes;
  • Plotagem de gráficos;
  • Variáveis.


Octave é uma linguagem interativa para computação numérica, apresentado como a melhor opção ao Matlab. Gratuito e com código aberto, ele é a garantia que Matemáticos Industriais e profissionais em geral que trabalham com computação numérica necessitam para realizar seus cálculos com precisão e qualidade.




LINK PARA DOWNLOAD BAIXAKI 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

TEMPLATE - Algoritmo e Lógica de Programação


PROJETO EM DESENVOLVIMENTO POR:

ANALICE LANA


TÍTULO DO TRABALHO

Sistema de Gerenciamento de Auto Escola


IDEIA PRINCIPAL 

A ideia principal do Projeto é proporcionar ao usuário futuro, um Sistema fácil de Informatização de Clientes, proporcionando o Gerenciamento de Cadastros, Buscas e Relatórios de Clientes.


OBJETIVOS

O objetivo geral do projeto é o gerenciamento do sistema de controle de uma Auto Escola.


OBJETIVO ESPECIFICO

  • Cadastro;
  • Busca;
  • Relatório de Desenvolvimento;

JUSTIFICATIVA

O projeto tem a finalidade de atender Auto Escolas, possibilitando o gerenciamento dos Sistemas, informatizando e tornando mais prático o Controle das Informações.


MINHAS DÚVIDAS

Dúvidas em como abordar todas as funções do Software Dev C++ para realização do desenvolvimento do Sistema de Controle.


QUESTÕES E IDEIAS ORIGINADAS

Através de pesquisas sobre o uso de Sistemas de Controle em estrutura C++, atentamos para a utilização de um Sitema de Gerenciamento de Auto Escola.


ARQUITETURA DO TRABALHO

No projeto será usado o Software Dev C++.


MATERIAL E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Material fornecido pelo Professor:   Referência Bibliografica

Apostila de C++: Apostila de Dev C++




DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:

O projeto será divido em 5 etapas: 

- Incluir Registro;

- Consultar Registro; 
- Mostrar Registro;
- Excluir Registro;
- Alterar Registro.



As estruturas dos Códigos C++ do Sistema de Controle serão disponibilizados pelo Professor Jadson.


ETAPA 1: (17/05)

- Nesta etapa será o desenvolvimento de Incluir registros em C, ou seja, os dados do Clientes serão registrado no Sistema de Gerenciamento.

- Dados que serão registrados no Sistema de Gerenciamento: 

  • CPF;
  • Nome;
  • Categoria;
  • Telefone.
- Os registros serão salvos em um Bloco de Notas chamado AutoEscola.txt, onde serão salvos os Registros feitos a partir da Etapa 1 (Incluir Registros). É aonde fica armazenado no computador os arquivos registrados a partir dos dados do Cliente.



 (clique na imagem)

Houveram problemas em relação a formatação do código, os espaçamentos não estavam de acordo na parte do fprintf. O erro foi corrigido com a ajudo do Professor. E compilou e executou como esperado.  



ETAPA 2: (24/05)


- Nesta etapa será o desenvolvimento de Consultar o registro feito na etapa 1. Ou seja, esse programa lê o CPF do cliente e mostra os dados do Cliente se o CPF for encontrado no arquivo.

 (clique na imagem) 

                                                                     


- O desenvolvimento do código Consultar ocorreu sem nenhum desvio. Era preciso descrever um código que quando solicitado, digitava o CPF do cliente, e o programa mostrava os arquivos registrados na Etapa 1 do projeto. Ou seja, os dados Nome, CPF, Categoria e Telefone eram exibidos se encontrado o CPF do cliente.




ETAPA 3: (30/05)


- Nesta etapa será incluso no desenvolvimento do Sistema de Controle o programa Mostrar.

- Esse programa mostra os registros (CPF, Nome, Categoria, e Telefone) de um arquivo chamado AutoEscola.txt. Tudo que for Registrado no programa será mostrado, quando solicitado.


 (clique na imagem)


- O desenvolvimento do código Mostrar correu como esperado, quando compilado e executado o programa mostra todos os dados registrados, diferente do código Consultar que precisa do CPF (número) para mostrar os dados. O código mostrar exibe de uma vez só todos os arquivos incluidos e salvos no bloco de notas AutoEscola.txt.



ETAPA 4: (31/05) 

- Nesta etapa, como na etapa 3, será incluso no Sistema de Controle, Exlcuir arquivos. Que consiste em, o programa lê o Número do CPF, se o registro for encontrado, exclui os arquivos do Bloco de Notas, chamado AutoEscola.txt.



 (clique na imagem)


- O desenvolvimento do código Excluir correu como esperado, resultando que quando solicitado pelo usuário, digita o CPF do cliente, possibilitando excluí-lo do sistema. Houveram problemas com espaçamento quando compilado e executado, problemas que foram corrigidos em sala de aula com a ajuda do Professor.



ETAPA 5: (13/06) 


- Nesta etapa será o desenvolvimento do Código Alterar, que consiste em que o programa lê o CPF do cliente, já registrado e, se encontrar o registro torna-se possível Alterar o Nome, Categoria e Telefone.





 (clique na imagem)




- O código Alterar apresentou alguns problemas relacionado a espaçamento, pois quando compilado e executado o programa imprimia desconfigurado, ou seja, a formatação não estava correta. Através de fontes de pesquisas e pela orientação do Professor foi possível solucionar o problema. Resultando na imagem mostrada abaixo:


 (clique na imagem)



CONCLUSÃO 


- Ao finalizar o Sistema de Controle no dia 13/06 os códigos propostos pelo Professor, concluí que o Sistema de Controle de gerenciamento pode ser empregado em serviços de Auto Escola. Pois é de fácil entendimento para administradores futuros.

- A proposta de Sistema de Controle permite inserir mais códigos, como por exemplo, Financeiro, Rendimento entre outros.

- A apresentação do proposto Sistema de Controle de Auto Escola foi realizada no dia 14/06 para o Professor na disciplina de Algoritmo e Lógica de Programação, obtendo êxito no que foi colocado.



Analice de Oliveira Lana
Engenharia Elétrica - 7 A Noturno